icone voltar ao topo

Fale com um de nossos atendentes via Whatsapp, informe os dados abaixo para iniciar a conversa.

Eu autorizo e concordo que a LABORARE utilize meus dados pessoais para a finalidade específica de prestação de serviços, em conformidade com Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais.

WhatsApp Empresa
icone voltar a pagina anterior Voltar

06/12/18

Quando devo trocar os extintores de incêndio da minha empresa?

Extintores são obrigatórios em qualquer tipo de empresa, mesmo que seja de pequeno porte. Todos os estabelecimentos precisam ter, pelo menos, um extintor industrial. Os extintores com carga de água ou pó químico devem ser trocados a cada 12 meses. Já os equipamentos de gás carbônico precisam de recarga a cada 6 meses. Estas estimativas, no entanto, só são válidas se os extintores estiverem em excelente estado.


Isso significa que, se houver descarga, ou se os anéis da válvula forem danificados nesse meio tempo, é preciso fazer a manutenção antes da média estipulada. Além disso, a mangueira também merece cuidados: a cada cinco anos ela deve receber um ensaio hidrostático, ou em menor intervalo, caso o extintor sofra algum dano sério.


O extintor de incêndio deve passar por exames periódicos de inspeção técnica, realizados por empresa registrada junto ao Inmetro. Esse procedimento não requer a desmontagem do extintor, podendo ser realizada no local. Isso é feito para verificar se o extintor permanece em condições de operação. De acordo com a Norma Regulamentadora 23 (NR23 – Proteção Contra Incêndio), cada extintor de incêndio deve ter uma ficha de controle de inspeção e ser inspecionado visualmente a cada mês. Essa avaliação diz respeito ao aspecto externo, servindo como base para definir o nível de manutenção a ser executado, se necessário.


O equipamento não deve apresentar sinais de ferrugem ou amassamento. É recomendada maior frequência de inspeção técnica nos extintores que estejam sujeitos a intempéries, condições adversas ou severas.


Sempre que os extintores passarem por inspeção ou manutenção, é importante exigir a ordem de serviço, devidamente preenchida e assinada pelo técnico responsável pela manutenção. No documento deve constar a relação das peças que foram trocadas, acompanhada de nota fiscal.


Por fim, quando for realizar a recarga dos extintores da sua empresa, dê preferência para fornecedores que disponibilizem extintores substitutos no período de recarga. Dessa maneira sua empresa não fica vulnerável, nem desprotegida.



icone facebook
icone twitter
Copyright © 2021 Todos os direitos reservados para Laborare.Med
Criado por: amz|mp