Segurança do trabalho

A Laborare.Med possui um corpo de profissionais altamente capacitados para prestar o melhor atendimento aos seus clientes na área de Segurança do Trabalho.

A observância com relação às Normas Regulamentadoras (NRs) responsável pela Segurança do Trabalho, se torna obrigatória para todas as empresas, sejam elas privadas ou públicas. O documento base para avaliar o local de trabalho está comentado na NR-9, onde encontramos a obrigatoriedade que todas as organizações devem ter de elaborar e implementar o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA).

O PPRA, é o documento que visa a preservação da saúde e da integridade dos trabalhadores, através da antecipação relacionadas a Segurança do Trabalho, reconhecimento, avaliação e consequente controle da ocorrência de riscos ambientais, existentes ou que venham a existir no ambiente de trabalho, tendo em consideração, a proteção do meio ambiente e dos recursos naturais que estejam relacionados a Segurança do Trabalho.

Além disso, o PPRA é o documento necessário para que se possa elaborar outro documento obrigatório, o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), onde o médico responsável irá determinar quais serão os exames necessários para avaliar e controlar o estado de saúde dos trabalhadores e medidas de prevenção e promoção de saúde.

A Laborare.Med conta com Técnicos de Segurança do Trabalho e Engenheiros do Trabalho altamente capacitados propiciando tranquilidade e rápido atendimento. Nossa equipe de técnicos de Segurança do Trabalho e engenheiros utilizam os melhores equipamentos disponíveis no mercado, para garantir com precisão as informações do PPRA e demais laudos.

A Laborare.Med oferece o melhor atendimento em Segurança do Trabalho para os seus clientes, aliando custos competitivos com alta qualidade de seus serviços. Entre em contato conosco para que possamos formar uma parceria.

Disposições Gerais – As Normas Regulamentadoras – NR, relativas à segurança e medicina do trabalho, são de observância obrigatória pelas empresas privadas e públicas e pelos órgãos públicos da administração direta e indireta, bem como pelos órgãos dos Poderes Legislativo e Judiciário, que possuam empregados regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho – CLT.
Inspeção Prévia – Todo estabelecimento novo, antes de iniciar suas atividades, deverá solicitar aprovação de suas instalações ao órgão regional do MTb.
Embargo ou Interdição – O delegado Regional do Trabalho ou delegado do Trabalho Marítimo, conforme o caso, à vista de laudo técnico do serviço competente que demonstre grave e iminente risco para o trabalhador, poderá interditar estabelecimento, setor de serviço, máquina ou equipamento, ou embargar obra, indicando na decisão tomada, com a brevidade que a ocorrência exigir, as providências que deverão ser adotadas para prevenção de acidentes do trabalho e doenças profissionais.
Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho – As empresas privadas e públicas, os órgãos públicos da administração direta e indireta e dos poderes Legislativo e Judiciário, que possuam empregados regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho – CLT, manterão, obrigatoriamente, Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho, com a finalidade de promover a saúde e proteger a integridade do trabalhador no local de trabalho.
Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA – tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador.
Equipamento de Proteção Individual – EPI – considera-se EPI todo dispositivo de uso individual, de fabricação nacional ou estrangeira, destinado a proteger a saúde e a integridade física do trabalhador.
Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional – estabelece a obrigatoriedade de elaboração e implementação, por parte de todos os empregadores e instituições que admitam trabalhadores como empregados, do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional – PCMSO, com o objetivo de promoção e preservação da saúde do trabalhador.
Edificações – estabelece requisitos técnicos mínimos que devem ser observados nas edificações, para garantir segurança e conforto aos que nelas trabalhem.
Programa de Prevenção de Riscos Ambientais – estabelece a obrigatoriedade da elaboração e implementação, por parte de todos os empregadores e instituições que admitam trabalhadores como empregados, do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais – PPRA, visando à preservação da saúde e da integridade dos trabalhadores, através da antecipação, reconhecimento, avaliação e consequente controle da ocorrência de riscos ambientais existentes ou que venham a existir no ambiente de trabalho, tendo em consideração a proteção do meio ambiente e dos recursos naturais.
Instalações e Serviços em Eletricidade – fixa as condições mínimas exigíveis para garantir a segurança dos empregados que trabalham em instalações elétricas, em suas diversas etapas, incluindo projeto, execução, operação, manutenção, reforma e ampliação e, ainda, a segurança de usuários e terceiros.
Transporte, Movimentação, Armazenagem e Manuseio de Materiais – Normas de segurança para operação de elevadores, guindastes, transportadores industriais e máquinas transportadoras.
Máquinas e Equipamentos – Instalações e áreas de trabalho / Normas de segurança para dispositivos de acionamento, partida e parada de máquinas e equipamentos.
Caldeiras e Vasos de Pressão – Caldeiras a vapor – disposições gerais / Instalação de caldeiras a vapor / Segurança na operação de caldeiras.
Fornos – Os fornos, para qualquer utilização, devem ser construídos solidamente, revestidos com material refratário, de forma que o calor radiante não ultrapasse os limites de tolerância estabelecidos pela Norma Regulamentadora – NR 15.
Atividades e Operações Insalubres – trata das atividades ou operações insalubres.
Atividades e Operações Perigosas – trata das atividades e operações consideradas perigosas.
Ergonomia – visa a estabelecer parâmetros que permitam a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar um máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente.
Condições e Meio Ambiente do Trabalho na Indústria da Construção – estabelece diretrizes de ordem administrativa, de planejamento e de organização, que objetivam a implementação de medidas de controle e sistemas preventivos de segurança nos processos, nas condições e no meio ambiente de trabalho na Indústria da Construção.
Explosivos – estabelece parâmetros para depósito, manuseio e armazenagem de explosivos.
Líquidos Combustíveis e Inflamáveis – fica definido “líquido combustível” como todo aquele que possua ponto de fulgor igual ou superior a 70ºC (setenta graus centígrados) e inferior a 93,3ºC (noventa e três graus e três décimos de graus centígrados).
Trabalho a Céu Aberto – Nos trabalhos realizados a céu aberto, é obrigatória a existência de abrigos, ainda que rústicos, capazes de proteger os trabalhadores contra intempéries tem por objetivo disciplinar os preceitos a serem observados na organização e no ambiente de trabalho, de forma a tornar compatível o planejamento e o desenvolvimento da atividade mineira com a busca permanente da segurança e saúde dos trabalhadores.
Trabalhos Subterrâneos – tem por objetivo disciplinar os preceitos a serem observados na organização e no ambiente de trabalho, de forma a tornar compatível o planejamento e o desenvolvimento da atividade mineira com a busca permanente da segurança e saúde dos trabalhadores.
Proteção Contra Incêndios – tem por objetivo apresentar as disposições gerais visando a proteção contra incêndios.
Condições Sanitárias e de Conforto nos Locais de Trabalho – tem por objetivo apresentar as disposições gerais sobre as condições sanitárias e de conforto nos locais de trabalho.
Resíduos Industriais – tem por objetivo apresentar as disposições gerais sobre resíduos industriais.
Sinalização de Segurança – tem por objetivo apresentar as cores utilizadas nas sinalizações de segurança.
Revogada pela Portaria GM n.º 262, 29/05/2008
Registro Profissional do Técnico de Segurança do Trabalho no Ministério do Trabalho – O exercício da profissão de Técnico de Segurança do Trabalho depende de prévio registro no Ministério do Trabalho através da Secretaria de Segurança e Saúde no Trabalho ou das Delegacias Regionais do Trabalho.
Fiscalização e Penalidades – A fiscalização do cumprimento das disposições legais e/ou regulamentares sobre segurança e saúde do trabalhador será efetuada obedecendo ao disposto nos Decretos nº 55.841, de 15/03/65, e nº 97.995, de 26/07/89, no Título VII da CLT e no § 3º do art. 6º da Lei nº 7.855, de 24/10/89, e nesta Norma Regulamentadora – NR.s.
Segurança e Saúde no Trabalho Portuário – Regular a proteção obrigatória contra acidentes e doenças profissionais, facilitar os primeiros-socorros a acidentados e alcançar as melhores condições possíveis de segurança e saúde aos trabalhadores portuários.
Segurança e Saúde no Trabalho Aquaviário – Regular a proteção obrigatória contra acidentes e doenças profissionais, facilitar os primeiros-socorros a acidentados e alcançar as melhores condições possíveis de segurança e saúde aos trabalhadores aquaviário
Segurança e Saúde no Trabalho na Agricultura, Pecuária, Silvicultura, Exploração Florestal e Aqüicultura.
Segurança e Saúde dos Profissionais da Área de Saúde. A Segurança e Saúde no Trabalho em Estabelecimentos de Saúde. Esta Norma Regulamentadora tem por finalidade estabelecer as diretrizes básicas para a implementação de medidas de proteção à segurança e à saúde dos trabalhadores em estabelecimentos de assistência à saúde, bem como daqueles que exercem atividades de promoção e assistência à saúde em geral.
Esta Norma tem como objetivo estabelecer os requisitos mínimos para identificação de espaços confinados e o reconhecimento, avaliação, monitoramento e controle dos riscos existentes, de forma a garantir permanentemente a segurança e saúde dos trabalhadores que interagem direta ou indiretamente nestes espaços.
Estabelece os requisitos mínimos e as medidas de proteção à segurança, à saúde e ao meio ambiente de trabalho nas atividades da indústria de construção e reparação naval.
Consideram-se atividades da indústria da construção e reparação naval todas aquelas desenvolvidas no âmbito das instalações empregadas para este fim ou nas próprias embarcações e estruturas, tais como navios, barcos, lanchas, plataformas fixas ou flutuantes, dentre outras.
observância do estabelecido nesta NR não desobriga os empregadores do cumprimento das disposições contidas nas demais Normas Regulamentadoras, aprovadas pela Portaria n.º 3.214/78, de 8 de junho de 1978.
Esta Norma estabelece os requisitos mínimos e as medidas de proteção para o trabalho em altura, envolvendo o planejamento, a organização e a execução, de forma a garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores envolvidos direta ou indiretamente com esta atividade.
Considera-se trabalho em altura toda atividade executada acima de 2,00 m (dois metros) do nível inferior, onde haja risco de queda.
Esta norma se complementa com as normas técnicas oficiais estabelecidas pelos Órgãos competentes e, na ausência ou omissão dessas, com as normas internacionais aplicáveis.
O objetivo desta Norma é estabelecer os requisitos mínimos para a avaliação, controle e monitoramento dos riscos existentes nas atividades desenvolvidas na indústria de abate e processamento de carnes e derivados destinados ao consumo humano, de forma a garantir permanentemente a segurança, a saúde e a qualidade de vida no trabalho, sem prejuízo da observância do disposto nas demais Normas Regulamentadoras – NR do Ministério do Trabalho e Emprego.

Solicite um orçamento

Ou se preferir, fale com o nosso Departamento Comercial:

Tel: (11) 4193-3140
Email: comercial04@laborare.med.br

Seguranca do Trabalho

PPRA – NR9

Programa de prevenção de riscos ambientais

Seguranca do Trabalho

PPP

Perfil profissiográfico previdenciário

Seguranca do Trabalho

Perícia Médica

Acompanhamento em processos e ações indenizatórias

Seguranca do Trabalho

PCMSO – NR 7

Programa de controle saúde ocupacional

Seguranca do Trabalho

LTCAT

Laudo técnico de condições ambientais do trabalho

Seguranca do Trabalho

Gestão Ambulatorial

Ambulatórios personalizados dentro da sua empresa

Seguranca do Trabalho

Exames

Exames Complementares

Seguranca do Trabalho

eSocial

Atestado de Saúde Ocupacional

Seguranca do Trabalho

Cursos e Treinamentos

Palestras, cursos e treinamentos

Seguranca do Trabalho

CIPA – NR 5

Comissão interna de prevenção de acidentes

Seguranca do Trabalho

Campanha de Periódico in Loco

Realização de exames periódicos nas empresas