O que é e para que serve a Avaliação de Desempenho 360 Graus

 

A Avaliação de Desempenho 360 Graus é uma metodologia aplicada para identificar e analisar o desenvolvimento de competências dos funcionários. O objetivo é promover a melhoria contínua dos avaliados, por meio de feedbacks pontuais feitos por superiores, pares e subordinados. Em algumas empresas, a avaliação ainda pode ser realizada por fornecedores e clientes.

 

o-que-e-e-para-que-serve-a-avaliacao-de-desempenho-360-graus

 

A avaliação é feita por meio de um questionário específico, que visa descrever os comportamentos e competências considerados essenciais pela organização. São analisados fatores como capacitação, atitudes, habilidades técnicas, perfil comportamental, pontos fortes e pontos a serem melhorados. Esse método permite que a performance comportamental dos avaliados seja entendida, revelando se suas atitudes estão de acordo com os valores da empresa.

 

o-que-e-e-para-que-serve-a-avaliacao-de-desempenho-360-graus

 

Os resultados da Avaliação de Desempenho 360 Graus são confidenciais. O avaliado terá acesso apenas ao resultado final de seu perfil, porém não saberá como seus avaliadores o avaliaram individualmente no questionário. Entender qual é o seu papel e o papel dos colegas no processo da área em que atua, também é fundamental para que esses profissionais possam desempenhar melhor o seu papel e atingir o máximo de desempenho em sua função. Com esse entendimento, também fica mais claro para o avaliado e avaliador, identificar e pontuar o desempenho dos colegas, contribuindo para o sucesso de todos na organização.

 

o-que-e-e-para-que-serve-a-avaliacao-de-desempenho-360-graus

 

Com o resultado em mãos, o colaborador poderá aprimorar e potencializar sua performance, criando planos de ação para desenvolver melhorias na execução de suas atividades, bem como reforçar ou melhorar atitudes valorizadas pela empresa. Também é possível identificar o tipo de relacionamento que os colaboradores possuem entre si e se algo está prejudicando a produtividade dos mesmos.

 

o-que-e-e-para-que-serve-a-avaliacao-de-desempenho-360-graus

 

Ao implementar ações de melhoria individuais e coletivas, a equipe se fortalece, os indivíduos trabalham melhor e a empresa ganha colaboradores com desempenho acima do esperado. Além disso, a Avaliação de Desempenho 360 Graus é uma excelente oportunidade para reconhecer os funcionários que são dedicados e alcançam bons resultados. Esse reconhecimento estimula o funcionário, aumenta sua produtividade e é a grande responsável pela retenção de talentos numa organização.

 

o-que-e-e-para-que-serve-a-avaliacao-de-desempenho-360-graus

Posts Antigos

Posts Recentes

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *