Ergonomia: A importância da postura correta no trabalho

ERGONOMIA: A IMPORTÂNCIA DA POSTURA CORRETA NO TRABALHO

Durante a jornada de trabalho é fundamental, considerando características únicas de cada função, que os trabalhadores mantenham uma postura correta durante a execução de suas tarefas afim de mantes sua integridade física.

QUAIS SÃO OS PROBLEMAS RELACIONADOS A ERGONOMIA?

Nossa musculatura sofre grandes consequências causadas pelo estresse e tensão ocasionada pela postura incorreta no ambiente de trabalho, trazendo esgotamento físico e emocional ao trabalhador, diminuindo assim, o rendimento e trazendo problemas como enxaqueca, lombalgia, hipercifose, tendinite e até doenças crônicas como escoliose e hérnia de disco, LER = Lesão por Esforços Repetitivos e/ou DORT = Doença Osteomusculares Relacionados ao Trabalho.

Por isso, é importante que o trabalhador, principalmente os que atuam durante horas sentados, adotem hábitos posturais corretos e adequados à cada tipo de atividade desenvolvida, além de seguir as recomendações apresentadas no Laudo Ergonômico de cada atividade.

COMO PREVENIR OS PROBLEMAS ERGONÔMICOS?

Uma solução simples, seria a adoção de exercícios ergonômicos como rotina diária, visando os ajustes necessários posturais, isso não só previne problemas ergonômicos como melhora o rendimento dos funcionários no período de trabalho.

A NR17 estabelece parâmetros de ergonomia que visam melhorar as condições de trabalho e condições melhores de ergonomia. O objetivo principal é proporcionar o máximo de conforto e segurança para um desempenho eficiente dos trabalhadores.

COMO IMPLEMENTAR ESSA SOLUÇÃO EM SUA EMPRESA?

Ao perceber essa necessidade, você deve entrar em contato com uma empresa especializada para realização do estudo das condições de trabalho de cada atividade trabalhista juntamente com a  elaboração do Laudo Ergonômico, onde será indicado as ações a serem adotada, entre elas: treinamentos de ginastica laboral, que irá realizar sessões de exercícios físicos educativos de alongamento, respiração, reeducação postural, controle corporal, percepção corporal, fortalecimento das estruturas não trabalhadas e compensação dos grupos musculares envolvidos nas tarefas operacionais, respeitando o limite fisiológico e vestimenta de cada colaborador.

Dessa forma, a Laborare Med desenvolveu uma gama completa de treinamentos, a fim de capacitar seus funcionários de forma simples e completa, entre em contato e saiba mais:

Conheça também nosso outros serviços: Clique aqui

Ou entre em contato com nossa equipe e saiba mais:

[recaptcha]

Posts Antigos

Posts Recentes

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *