Dia da Imunização

Hoje, comemoramos o Dia da Imunização, uma data importantíssima para os profissionais da saúde e seus pacientes.

Celebrado anualmente no dia 9 de junho, o dia da imunização tem como principal objetivo conscientizar a população sobre a importância de manter todas as principais vacinas em dia, diminuindo a probabilidade de contrair diversas doenças, como caxumba, sarampo, tétano, gripe, entre outras.

Nos últimos anos, o Brasil conseguiu erradicar doenças como varíola, cujo último caso foi registrado em 1971, e a poliomielite, em 1989. Além disso, entre 2010 e 2014 não foram confirmados casos de rubéola no país.

Esse ótimo resultado é reflexo da imunização gratuita e em massa promovida desde 1973, quando foi criado o Programa nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde. Por meio dele a população brasileira tem acesso a toas as vacinas recomendadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Vacinação Ocupacional

Além da prevenção de doenças beneficiar a qualidade de vida do trabalhador, a vacinação ocupacional traz grandes vantagens para sua empresa. Campanhas de vacinação ocupacional podem prevenir a proliferação de doenças transmissíveis dentro do ambiente de trabalho, consequentemente reduzindo os gastos com ausências por adoecimento. Essas ações são tão benéficas que alguns profissionais em idade avançada vêm sendo imunizados não apenas contra gripe, mas também pneumonia e outras doenças, reduzindo consideravelmente os gastos, além de aumentar a produtividade do colaborador.

A imunização traz vantagens para todos, campanhas promovidas dentro das empresas protege o trabalhador de doenças infecciosas, evitando a transmissão para clientes, pacientes e consumidores, ampliando a proteção de grupos vulneráveis de trabalhadores, além de contribuir com a atualização vacinal de um segmento significativo da população.

 

Conheça também nosso outros serviços: Clique aqui

Ou entre em contato com nossa equipe e saiba mais: